A StarCon F30 – A Longa Jornada, realizada pela NovaFrota, ocorreu no sábado 5 de outubro de 2019, no Teatro Eva Wilma (Tatuapé, São Paulo – SP). O evento comemorou 30 anos da Frota Estelar Brasil, hoje, NovaFrota e contou com Connor Trinneer, o Comandante Charles "Trip" Tucker III do seriado Enterprise como convidado internacional.
A recepção foi aberta às 9:30h para retirada de crachás, credenciais e de compras já realizadas na NovaFrota, como camisetas e pins. Os estandes de venda, com objetos colecionáveis, naves, brinquedos, filmes, entre outros, também foram abertos nesse horário.
O livro F30: Os 30 Anos de Jornada Trekker da Frota, organizado por Salvador Nogueira, Luiz Navarro e Fernando Penteriche, com prefácio de Richard Arnold e 17 capítulos contando os 30 anos de história da Frota Estelar foi lançado no evento.
Às 10:30h, o evento foi oficialmente aberto com exibição de um clipe da NovaFrota. Roosevelt Garcia subiu ao palco para abrir a programação, com o Almirante Luiz Navarro, Presidente da NovaFrota e o Capitão Fernando Afonso, os quais falaram sobre o desenvolvimento da Frota apresentando vários filmes e fotos de seu início. Amaury Simoni e Marcos Kleine também subiram ao palco para contar histórias divertidas das antigas convenções da Frota.
Às 11:20h, foi apresentada uma homenagem ao convidado internacional Connor Trinneer, com exibição de um clipe com todos os personagens de filmes e seriados em que ele atuou. Continuando a homenagem, Marcos Kleine e Fábio Noogh tocaram ao vivo o tema “Faith of the Heart” da série Enterprise. O convidado estava tão à vontade no evento que, quando o microfone do Noogh não funcionou, ele entrou no palco e cedeu o seu microfone, para delírio da plateia. Enquanto a música ia sendo cantada, Connor, nos bastidores, filmava tudo com seu celular. Em seguida, Salvador Nogueira anunciou o convidado, que entrou no palco sendo aplaudido de pé. Salvador entrevistou Connor, com tradução simultânea de Ederli Fortunato, transmitida através de rádio para a plateia. O convidado contou várias passagens de sua vida, como quando ele resolveu ser ator e largou a carreira de futebol na universidade; seus testes para o seriado Enterprise e Stargate Atlantis, e outras histórias interessantes. Respondeu também a várias perguntas da plateia, sempre muito simpático.
A seguir, enquanto eram feitas as fotos dos fãs com o Connor, na área anexa ao teatro, no palco foram mostrados vídeos com os dois convidados internacionais da NovaFrota em convenções anteriores, René Auberjonois, o Odo de Star Trek: Deep Space Nine e Doug Jones, o Saru de Star Trek: Discovery. As fotos foram impressas na hora para possibilitar o autógrafo do artista na própria foto com cada fã.
Após este intervalo, foram exibidos os clipes clássicos criados para as antigas convenções da Frota, com homenagens a William Shatner, George Takei, Walter Koenig e Leonard Nimoy. Luiz Navarro e Ederli Fortunato relembraram os eventos que trouxeram ao Brasil estes convidados do elenco original de Star Trek. Foram, ainda, exibidos os vídeos inéditos dos painéis com George Takei (Sulu, 1996), Walter Koenig (Chekov, 2002) e Leonard Nimoy (Spock, 2003) no Brasil.
Em seguida, Fernando Afonso, Luiz Navarro, e Paulo Gustavo Pereira discutiram o passado e futuro da saga Stargate.
Israel Fick, comandante da Academia da Nova Frota e promovido a Capitão, Fernando Afonso e Edson Santos recapitularam a história da Academia nestes 30 anos e convocaram os membros da Academia, presentes na plateia, para receberem os certificados de promoção das patentes.
Salvador Nogueira apresentou a palestra “É possível viajar no tempo”, com a ciência por trás das viagens temporais vistas na ficção, de Star Trek a Vingadores.
Posteriormente, foi apresentado o painel “Enterprise – a série raiz de Star Trek”, com Salvador Nogueira e Roberta Manaa, do Trek Brasilis e, Marcelo Daniel Coelho, do USS Venture. Salvador Nogueira conversou a seguir com Philippe Maia, dublador de Connor Trinneer e de outros atores famosos.
O painel “Star Trek: Picard” contou com a participação de Fernando Afonso, Larissa Pelissari (Academia da NovaFrota), Waldomiro Vitorino (Seção 31) e Heitor Teixeira (StarTrek Baixada Santista). O painel foi interrompido para a exibição do trailer inédito do seriado Star Trek: Picard, que havia sido divulgado, minutos antes, na New York Comic Con (NYCC). A emoção de todos, ao assistir o trailer, foi um momento muito especial da StarCon, e todos solicitaram que este fosse exibido mais uma vez. Foi ainda exibido, por duas vezes, o trailer da terceira temporada da série Star Trek: Discovery, também recém divulgado na NYCC.
A seguir, Marcos Kleine, o guitarrista mais talentoso do Brasil, tocou várias músicas temas dos seriados Star Trek, como: o de Star Trek: Discovery, o da série original, o de "Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato", episódio da Jornada nas Estrelas: A Nova Geração e do episódio "Inner Light", também da Nova Geração.
Luiz Navarro, Roosevelt Garcia, Fernando Afonso e Edson Santos chamaram ao palco e homenagearam todo o staff que colaborou no evento. Procederam, então, ao sorteio de vários prêmios.
Antes do término, oficiais e cadetes da Academia da Frota compareceram ao palco para uma homenagem surpresa aos integrantes originais da Frota, com um discurso e entrega de canecas personalizadas para Luiz Navarro, Edson Santos, Fernando Afonso, Amaury Simoni, Roosevelt Garcia, Marcos Kleine, Salvador Nogueira e Paulo Gustavo Pereira.
A StarCon F30 – A Longa Jornada foi um sucesso, contando com 350-400 participantes, sala Vip para os sócios da NovaFrota, exposição de uniforme e objetos originais da série Star Trek: Enterprise, pertencentes a Sidnei Tricarico, um dos maiores colecionadores de memorabilia do Brasil, praça de alimentação, cartões colecionáveis de Richard Arnold, com a presença do próprio e muitos outros estandes vendendo naves, filmes, bonecos e outros tipos de mercadorias.
Tirou foto como o Connor Trinneer, baixe nessa página.
Como foi a StarCon - Os Mundos de Doug Jones
Como foi a StarCon - 25 Anos de Deep Space Nine