Como foi a StarCon - Titan

StarCon Titan

A StarCon Titan, 129ª convenção realizada pela NovaFrota, ocorreu em um sábado, 26 de agosto de 2023, no Teatro Eva Wilma (Tatuapé – SP), após um hiato de mais de três anos sem convenções devido à pandemia de covid 19 e suas consequências. Planejada e anunciada por seus organizadores nos últimos meses, e tão esperada pelos sócios do fã-clube, teve sua programação amplamente divulgada no Canal do YouTube e redes sociais.

Às 13h30 acontece a abertura da recepção para retirada de pulseiras de acesso, e também do livro A Era de Ouro de Jornada nas Estrelas, ou do combo que incluía também uma camiseta inédita lançada pelo fã-clube, para aqueles que haviam adquirido esses itens pelo site. Também já se encontravam abertos os estandes de lojas oferecendo produtos voltados ao universo nerd e geek, como livros, pôsteres, acessórios, bijuterias, toalhas e naves; e no estande da NovaFrota os participantes poderiam adquirir o exemplar do livro, além de camisetas, revistas, e outros impressos.

No mesmo horário já se encontrava à disposição do público, que percorria o promenade, a cadeira do Capitão produzida por Thiago Maldonado (Diário do Capitão), onde quem quisesse poderia sentar-se e ser fotografado, tendo ao fundo painel pintado por Rogério Fantin simulando a ponte da Enterprise. Ao lado, uma exposição de obras de arte feitas por sócios e artistas nacionais, dentre eles Paulo e Fernando do “Market Klingon”, que produzem armas klingons como o famoso bat’leth, além de outras armas produzidas em resina e máscaras de alienígenas confeccionadas pelo Ateliê Fantin, estande no qual aqueles que quisessem poderiam também fazer uma tatuagem. Ainda em exposição uma linda réplica da Enterprise 1701, com detalhes feitos à mão pelo fã Maurício Campos.

Às 14h o evento foi oficialmente aberto no palco, sendo a plateia carinhosamente recepcionada pelo Almirante Luiz Navarro e Capitão Fernando Afonso, externando Navarro a felicidade de estar ali após 1.327 dias sem realizar uma convenção, em virtude dos forçosos adiamentos daquela em que viria Marina Sirtis, e da frustrada tentativa de trazer George Takei para UcconX em 2022, eventos inviabilizados pela pandemia. Mas para a alegria do público anuncia a próxima convenção, a 130ª, e a intenção de testar novo modelo em 2024, realizando duas convenções, uma menor sem ator, e outra com a presença de um ator internacional.

Na sequência anuncia a primeira atração da Convenção que é o lançamento oficial do segundo livro do fã clube, A Era de Ouro de Jornada nas Estrelas. Luiz Navarro enfatiza a importância e raridade de lançar dois livros, referindo-se ao primeiro, F30, de um nicho específico que é a ficção científica, e voltado para Jornada nas Estrelas, em um país deficitário na busca pela leitura. Fala sobre a qualidade do livro e o maravilhoso resultado obtido devido à contribuição das pessoas que escreveram, e ao patrocinador da NovaFrota, a Leograf.
Chama ao palco o sócio e colaborador Antonio Carlos dos Santos Gomes, idealizador e patrocinador do livro, e Susana Alexandria, responsável pela coordenação do trabalho. Ambos sócios antigos e atuantes da NovaFrota, relatam a satisfação de oferecer suas contribuições, descrevendo Antonio Carlos como surgiu a ideia de fazer o livro, e o convite a Susana Alexandria, coeditora da revista Diário de Bordo, para executar o trabalho. Contam que reunindo materiais arquivados e inéditos sob título idealizado por Luiz Navarro, A Era de Ouro de Jornada nas Estrelas foi que se tornou possível a realização do projeto que resultou em um livro feito de fã para fã.

Fernando Afonso aproveita para agradecer ao responsável pelo vídeo de abertura da convenção, Mauris da página instatrek.br, que se encontrava na plateia, e recebe aplausos e cumprimentos pelo vídeo, apoio e divulgação.

Na sequência Roosevelt Garcia fala um pouco sobre seu próprio projeto de lançamento do livro Almanaque das Memórias Afetivas, fruto de compilações ao longo do período em que escrevia para o “blog de memória” da Revista Veja, e da campanha que realiza pela Catarse, para possibilitar sua publicação.

Às 14h30 tem início o painel Trilhas Sonoras e o Musical de Star Trek, com o convidado Marcos Chapeleta, jornalista e radialista apresentador do programa Mundo Geek na rádio Kiss FM 92,5MHz, que conduz a plateia a uma viagem no tempo, através das trilhas sonoras de filmes épicos ao longo da história do cinema. Referindo-se a como uma trilha sonora pode influenciar pessoas e comportamentos, percorre as décadas nominando filmes e músicas até chegar em atualidades, citando Vandinha e o fenômeno Barbie. Qualifica o episódio musical de Star Trek: Strange New Worlds como válido, por ter virado notícia, e com isso atraído novos fãs.

Antes do painel seguinte, a StarCon recebe a visita de Paulo Maffia, jornalista e editor-chefe da Culturama Editora, responsável pela área da Disney e conhecido dos sócios do fã-clube pelas matérias publicadas para revista Diário de Bordo. Ele traz livros de edição especial em comemoração aos 200 anos de Independência, em que Zé Carioca conta a história do Brasil, em sacolas comemorativas dos 80 anos de criação do Zé Carioca confeccionadas em edição limitada, em parceria com a Culturama e a Disney, como brindes para sorteio ao público.

Em torno das 15h tem início a divertidaFrota Fights – A Grande Competição Nerd, uma brincadeira de perguntas e respostas sobre o universo de Jornada nas Estrelas, que reuniu no palco duas imbatíveis equipes – de um ladoLuiz Navarro e Paulo Gustavo Pereira, e de outro Fernando Afonso e Edson Santos, mediadas por Roosevelt Garcia, e avaliadas pela plateia, que elegeria o vencedor.

Às 15h30 tem início o painel O Céu Não É o Limite,com o convidado Marcos Palhares, especialista em astronáutica e história do desenvolvimento espacial, primeiro brasileiro a voar em um caça MIG-29 na estratosfera, recordista nacional de profundidade em oceano, representante comercial da empresa Virgin Galactic no Brasil, cuja palestra, recheada de dicas e frases motivacionais, tem o objetivo de fomentar uma vocação, um novo rumo dentro do coração de cada um, através de um paralelo que traça com a sua vida pessoal. Descreve a experiência de voar na estratosfera e como o desejo de realizar seu sonho de ir ao espaço o trouxe aos dias de hoje, em que se prepara para realizar um voo suborbital, apresentando o inusitado modelo da espaçonave em que vai voar.

Às 16h30 um pequeno intervalo, e no promenade, Almirante Navarro e Capitão Fernando ocupavam o cenário da ponte do Diário do Capitão para a gravação do programa para o canal “Podia ser melhor” sobre a terceira temporada de Picard, reunindo a opinião de participantes do evento; enquanto do lado oposto Marcos Palhares autografava seu livro O céu não é o limite.

Às 16h45 tem início no palco o painel Star Trek: Strange New Worlds vs Picard, em que Silvia Penhalbel, jornalista e redatora da revista geek nacional Sci-FI News, que à época tinha como editor-chefe Paulo Gustavo Pereira, criadora do “Dia do Fã” e colaboradora da revista Diário de Bordo, é a mediadora entre os convidados Rodolfo Castrezana, frequentador das convenções da NovaFrota desde os anos 90, conhecido como Nerd Rabugento em seu canal no Youtube, onde fala sobre filmes populares e de super-heróis; e Paulo Gustavo Pereira, jornalista desde 1974, conhecido do público por seus trabalhos em emissoras de rádio e televisão e em seus canais no YouTube sobre o universo de séries e filmes, conhecimento que compartilha na revista Diário de Bordo

Falam sobre a criação e evolução do personagem Pike dentro da série Star Trek: Strange New Worlds, analisam o episódio musical da série e fazem referência ao episódio de interação animação e live action. Deixam ainda suas impressões sobre a série Picard em suas três temporadas.

Às 17h15, para o painel Star Wars na Era do Streaming, Silvia Penhalbel recebe João Jedi, redator publicitário, participante do Conselho Jedi SP, e criador do canal do YouTube “Diário Rebelde”, onde traz novidades e curiosidades sobre a saga e documentários sobre personagens. Num bate-papo, João e Silvia abordam as várias novidades em séries de Star Wars, especialmente Mandalorian e Boba Fett, e abrem para a plateia a oportunidade de perguntas.

Às 17h45 é realizado o tradicional Concurso Cosplay, com avaliação dos participantes por um corpo de jurados composto pelos convidados palestrantes. Foi eleito primeiro colocado o cosplay do Saru.

A StarCon Titan encerra-se com uma foto exclusiva, reunindo a família NovaFrota, com todos os presentes na plateia, que foram chamados ao palco, deixando no ar a expectativa de “quero mais”, pois aquela memorável tarde, que reuniu no teatro cerca de 550 pessoas, pareceu escapar da ampulheta do tempo. Significa: aguardar ansiosamente pela próxima StarCon. Venha participar!

Mais detalhes sobre a StarCon F30: A Longa Jornada

Como foi a StarCon F30: A Longa Jornada

Como foi a StarCon - Os Mundos de Doug Jones

Como foi a StarCon - 25 Anos de Deep Space Nine

Receba novidades da NovaFrota!
Assine nossa Newsletter