,
A StarCon – 25 anos de Star Trek Deep Space Nine ocorreu em um sábado, 18 de agosto de 2018, no memorável Teatro Elis Regina (Anhembi-SP), berço de muitas das antigas convenções realizadas pela Frota Estelar Brasil, que após uma década e meia de inatividade ressurge como NovaFrota, reagrupando a família de fãs. Como marca para o primeiro evento internacional, a convenção contou com a presença do ator René Auberjonois, o ODO da série de TV Star Trek: Deep Space Nine, que dá o título ao evento comemorativo dos 25 anos do seriado.
Alguns minutos antes da abertura da recepção, percorrendo a fila que se formava do lado de fora do teatro, aparece o Almirante Luiz Navarro, acompanhado do Capitão Fernando Afonso, cumprimentando a todos com a mesma emoção daqueles que ali estavam recebendo a saudação e pensando: “Estamos de volta”.
Às 11h, acontece a abertura da recepção para retirada de crachás, credenciais e compras já realizadas pelo site da NovaFrota, incluindo para aqueles que adquiriram, uma exclusiva réplica em miniatura do balde do personagem Odo. No mesmo horário, foram abertos os estandes de venda, com objetos colecionáveis do universo geek, em especial de Jornada nas Estrelas.
E às 11h30min já se encontrava à disposição do público para visitação a exposição da coleção particular de Sidnei Tricarico, um dos maiores colecionadores de itens relacionados à Star Trek no Brasil, incluindo a incrível placa original da U.S.S SÃO PAULO, como foi batizada a nova espaçonave Defiant no seriado DS9 em sua sétima temporada. No mesmo espaço, vimos a construção de um cenário disponibilizado por Thiago Maldonado do site “Diário do Capitão”, onde os visitantes podiam interagir e tirar fotos, com nada menos que a cadeira do Capitão Kirk na ponte da Enterprise, e a réplica do teletransporte.
Às 12h, foi aberta a sala Vip para os sócios da NovaFrota, que receberam especiais agradecimentos do Almirante Navarro por tornarem possível a realização daquele evento e que puderam desfrutar de comes e bebes, com a cerveja romulana e o vinho de sangue klingon. Além de um tour surpresa aos bastidores com direito a vídeos e fotos.
Às 13h30min, o evento foi oficialmente aberto no palco com o tema musical de Deep Space Nine tocado por Marcos Kleine, que relatou sua emoção especialmente por se apresentar com sua banda PAD. Em seguida, subiram ao palco Fernando Afonso e Roosevelt Garcia anunciando a primeira Starcon, relatando a jornada para sua realização e se referindo ao período sem convenções como um “túnel do tempo real”, que pareceu inexistente vendo as pessoas nas filas e lojas. Referindo-se ao retorno da NovaFrota e às convenções realizadas há 15 anos, chamaram ao palco a pessoa chave para a existência de tudo aquilo, Luiz Navarro. O Almirante Navarro agradeceu em especial aos participantes da campanha “pedaço da ação” pelo crowdfunding kikante, por apostarem e comprarem um sonho, sem saber qual o formato ou ator que seria convidado, mas que assim teriam tornado possível a realização do evento. Agradeceu ainda aos sócios (muitos desde 1989) e a todos os presentes que gostam de Jornada nas Estrelas. Relembrou as saudosas antigas convenções naquele mesmo teatro e o anúncio oficial do retorno da NovaFrota em fevereiro de 2018 (MIS – SP), falou, ainda, da simpatia do convidado René Auberjonois. Na seqüência, relata sobre a revista Diário de Bordo,principal publicação destinado aos sócios, e chama seu editor chefe Salvador Nogueira, também membro do alto comando da NovaFrota. Tratando sobre a revista voltada para ciência, ficção e fantasia, fala sobre a edição de colecionador “Diário de Bordo 0”, para os sócios fundadores em homenagem aos kikantes, cuja relação de nomes foi publicada na revista n° 1. Luiz Navarro e Fernando Afonso ainda agradecem a presença das pessoas dos diferentes Estados do Brasil.
Às 14h30min, após introdução feita por Salvador Nogueira, sobe ao palco para a palestra “A verdadeira jornada nas estrelas – o futuro da exploração espacial”, o engenheiro aeroespacial Lucas Fonseca, que participou da missão Rosetta da agência espacial européia e está à frente da missão lunar brasileira GARATÉA-L.
Às 15h, Roosevelt Garcia comunica, inclusive para o Almirante Navarro, a exibição da compilação dos erros de gravação dos mais de 200 vídeos já exibidos pelo canal da NovaFrota desde janeiro de 2018.
Em seguida, com a participação de pessoas da platéia, duas equipes foram formadas com 4 componentes cada, para o gameshow: uma brincadeira de perguntas e respostas, músicas, e debate sobre Jornada nas Estrelas com outorga de prêmios.
Às 16h após rápido intervalo, Salvador Nogueira, colunista da revista Scientific American Brasil, e da Folha de São Paulo, apresentou a palestra “Buracos de Minhoca: Onde o Universo perde o sentido”, tema explorado em Star Trek Deep Space Nine cuja estação espacial se encontra próxima a um buraco de minhoca que liga lados opostos da galáxia.
Às 16h20min, o Almirante Navarro anuncia a primeira atração internacional, Richard Arnold, consultor de Jornada nas Estrelas, ex-assistente direto de Gene Roddenberry e atual assistente de William Shatner, para palestra sobre curiosidades de Deep Space Nine, sendo traduzido por Ederli Fortunato.
Após as 17h, foi apresentada uma homenagem ao convidado internacional René Auberjonois, com exibição de um clipe com vários dos personagens de filmes e seriados em que atuou. O ator já está presente e assiste tudo sentado na platéia e, quando chamado pelo Almirante Navarro, sobe ao palco muito emocionado, ao som de Marcos Kleine e a banda Pad tocando ao vivo o tema principal de “Deep Space Nine”. O convidado, aplaudido de pé pelo público entusiasta, leva sua mão sobre o coração como símbolo de sua emoção. Fala que, ao ouvir o Richard Arnold, notou que o público da platéia entendia o que estava sendo dito, e com isto preferia falar sem ser traduzido (mas somente quando precisasse ser mais claro) porque queria conversar sem interrupção, falando a linguagem do coração. René fez comentários sobre o vídeo e os personagens interpretados, que foi como assistir “fantasmas”, pois os personagens são uma parte dele e o privilégio de lhe ter sido permitido se tornar aquelas diferentes pessoas. Relata que aos 78 anos de idade não procura mais ser ator, mas quando chega uma oportunidade e ele aceita, adora o que faz. Conta que vive para sua esposa, com quem é casado há 55 anos e para os filhos e netos. E que trabalha em seu estúdio fazendo esculturas de arame engraçadas e tirando fotos; ele adora fotografia. Descreve São Paulo como uma das grandes cidades do mundo. Agradece a todos, nominando Luiz Navarro, Salvador e Joelson (Jojô), que tornaram sua estadia tão agradável.
Em seguida, responde perguntas que já haviam sido enviadas pelos sócios, mas que o convidado fez questão de saber se a pessoa que elaborou a pergunta estava presente e se apresentasse, respondendo com brincadeiras, satisfação e simpatia. Pediu para que fossem acesas as luzes da platéia para ver as pessoas.
O convidado é interrompido por Luiz Navarro, para apresentação de uma surpresa, com a projeção dos clipes enviados em homenagem a ele e ao fã clube NovaFrota, por William Shatner, Armin Shimerman, e Nana Visitor. René chamou a surpresa de “FANTÁSTICO”, e contou sobre sua convivência e amizade com aqueles atores. Prossegue com respostas às perguntas e depois se despede da platéia.
Na seqüência, em área especial, seguem as sessões de fotos e de autógrafos. René autografou tanto as fotos por ele trazidas, como livros e outros objetos dos fãs, e ainda a miniatura do balde do Odo para quem adquiriu no site da NovaFrota. O ator produziu e autografou um desenho feito na hora da figura do balde, para aqueles que contribuíssem para a organização humanitária internacional dos médicos sem fronteiras, cujos fãs ainda eram fotografados pelo ator com seu próprio celular para postagem nas redes sociais.
Enquanto isso, no palco do teatro, o palestrante Schwarzado canal Poligonautas do Youtube, que fala sobre astronomia, física e outros assuntos correlatos no canal, aborda o tema “Mais incrível que a ficção: A realidade da ciência na cultura POP”.
Às 19h45m Edson Santos anuncia o painel sobre “o futuro de Star Trek” na televisão e no cinema, e chama para compor a mesa redonda, Salvador Nogueira, Fernando Afonso, Paulo Gustavo Pereira, Luiz Navarro e o convidado internacional Richard Arnold.
Por volta das 21h, após um depoimento comovente e sensibilizado do vocalista NOOGH da banda PAD a respeito dos trekkers, ressaltando a união familiar entre todos, que reune gerações, famílias e amigos em torno do significado de Star Trek em suas vidas - seguiu o show da banda tocando temas de filmes e séries de TV e músicas de seu recém lançado trabalho “O som e a cura”.
E após o show, Luiz Navarro e Fernando Afonso agradecem à banda e a todos os presentes pelas 12h de evento, em especial a todo o grupo do alto comando da NovaFrota, que tornou possível a sua realização, e ao staff.
Às 22h, com agradecimento por Roosevelt Garcia às lojas e a todos que fizeram doações para serem sorteadas entre os presentes, seguiu-se o sorteio e o lembrete de que algumas lojas ainda funcionariam por mais 1 hora.
A Starcon – 25 anos de Star Trek Deep Space Nine foi um emocionante sucesso, contando com cerca de 800participantes, que marcou o retorno da NovaFrota às convenções internacionais, com a presença do ator do universo de Star Trek René Auberjonois; do consultor Richard Arnold, que trouxe para venda ao público cartões colecionáveis e outros itens da franquia, e se colocou à disposição para fotos e autógrafos de fãs; tivemos ainda praça de alimentação e muitos outros estandes com naves, filmes, bonecos, além do estande da própria NovaFrota com produtos do fã clube. Memorável!
Tirou foto como o René Auberjonois, baixe nessa página.
Como foi a StarCon F30 - A Longa Jornada
Como foi a StarCon - Os Mundos de Jones